quinta-feira, 9 de abril de 2009

Evagelizando crianças através de objetos

*
*
*

As igrejas que trabalham com a AMME EVANGELIZAR sabem como temos incentivado o uso da Evangelização com objetos. Esse recurso provê a necessária visualização de conceitos, tão necessária para essa geração de televisão e computador. Também produz uma experiência que atinge, ao mesmo tempo, vários sentidos, fazendo com que a idéia seja percebida de uma forma mais completa. Essa abordagem tem como proposta trabalhar a auto-estima das crianças e o seu valor para Deus.

1 - Cativando a audiência: Fale sobre como muitas vezes as pessoas se sentem sem valor, desprezadas, postas de lado, e como isso doí, desanima e quanto afeta nossos relacionamentos e nosso sucesso na vida. Lembre que as vezes as pessoas se sentem assim sem razão, outras vezes colegas e até familiares podem nos fazer sentir assim, pelo modo como nos tratam.

2 - Apresentando a(s) objeto(s): Nesta ECO (Evangelização com objeto), usaremos um chiclete na embalagem, e uma nota de R$10,00. Primeiro mostre o chiclete, elogie, diga como é gostoso, pergunte se alguém quer. Convide um dos que se manifestaram para ir buscá-lo. Enquanto a criança vem a frente, abra a clichete, mastigue desajeitadamente, depois tire da boca e ofereça à criança, de modo a provocar repulsa e rejeição. (Você pode querer dar um chiclete novo à criança antes que ela volte para o seu lugar). Depois apresente a nota de dez, fale de quanto é valiosa, quanta coisa se pode comprar com ela. Dessa vez não é preciso chamar ninguém á frente. Pergunte a todos se querem a nota, até ouvir um grande sim. Então faça parecer que assoa o nariz com a nota, passe embaixo do braço, dê a impressão de que a amassa e pisa nela. Depois, acertando a nota, pergunte se ainda a querem. Muitos dirão que sim. Depois de tudo, a nota não perdeu o valor!

3 - Pregando a Palavra: (Mostrando a chiclete mascado) o fato é que muitas vezes o mundo nos usa e e depois nos despreza. Alguns amigos só se aproximam quando a gente tem algo para lhes oferecer, mas depois ficam “de mal”, se afastam, tratam a gente como um chiclete usado. O mundo quer tirar o que nós temos de bom, e depois nos deixa de lado. É isso que representamos para o mundo - um chiclete usado. (Mostrando a nota de R$ 10,00) Deus age diferente. Para Ele, mesmo que tenhamos feito coisas erradas, mesmo que nossa vida esteja amassada, pisada, suja, ainda temos o mesmo valor, somos importantes e Ele nos ama.

Veja o que o Livro de Deus diz sobre isso - ” Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos. É por isso que o mundo não nos conhece, pois não conheceu a Deus”. I João 3:1. O que Deus está nos ensinando no Livro dEle, é que o mundo nos trata mal e nos despreza como um chiclete usado, quando não conhece Deus e nem sabe o grande valor que temos para Ele. Para Deus, somos valiosos com filhos queridos.

4 - Chamando para a mudança: Ás vezes temos o péssimo costume de deixar de lado quem nos ama e nos valoriza para correr atrás e tentar agradar, chamar a atenção de quem nos despreza. Quero convidar você a mudar de atitude hoje. Quero chamar você ao compromisso de dar mais valor a DEUS em sua vida e ao que Ele pensa de você. Quero chamar você a amar e agradar a Deus acima de tudo, porque Ele realmente ama você e lhe dá valor.

5 - Orientando os decididos: Depois de uma breve oração de compromisso, referindo-se à decisão tomada, explique às pessoas como andar com Jesus. Explique que Deus ouve nossas orações (orar é falar com Deus) e fala conosco através da leitura da Bíblia ( a Bíblia é a Palavra/voz de Deus).

Essa e outras ferramentas estão disponibilizadas na revista EVANGELIZAR. Seja um assinante, por apenas R$36,00 você receberá em sua casa 6 exemplar, uma a cada bimestre. Ligue 0800 121911 ou 0XX11-4428-3222.

____________
Fonte: http://www.evangelizabrasil.com

Nenhum comentário: